APRESENTAÇÃO
O MANUAL DE ORGANIZAÇÃO DA CEHOP apresenta a estrutura organizativa da companhia, representada graficamente pelo seu organograma estrutural geral e individual, por Diretoria, como também traduz a sua missão em atribuições específicas, formalmente alocadas às unidades.
Na elaboração, alguns princípios foram definidos como elementos norteadores do processo organizativo, a fim de assegurar uniformidade.
Dentro de uma nova concepção este Manual deve ser utilizado como instrumento de consolidação de um processo de desenvolvimento, não devendo entretanto produzir mudanças isoladamente.
É importante destacar a necessidade de divulgação ampla do Manual em todos os níveis hierárquicos, de modo a facilitar o entendimento das novas atribuições, fator fundamental para aprimoramento da performance empresarial.
PRESIDÊNCIA
DIRETORIA DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS
COORDENADORIA E ARRECADAÇÃO E COBRANÇA
GERÊNCIA DE OPERAÇÕES IMOBILIÁRIAS
DIVISÃO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO
GERÊNCIA DE PROGRAMAÇÃO E CUSTOS
DIVISÃO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DIRETORIA TÉCNICA
DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA
GERÊNCIA DE CONTABILIDADE E FINANÇAS
DIVISÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
DIVISÃO DE REGISTRO E PAGAMENTO
DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE PESSOAL
DIVISÃO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO
DIVISÃO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO
DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO E ARQUIVO
COMPETÊNCIA DOS ÓRGÃOS DE EXECUÇÃO
Órgão:
PRESIDÊNCIA |
Sigla:
PRESI |
Atribuições Principais:
-
Exercer o comando superior de todos os negócios e atividades da Empresa e cumprir as determinações, objetivos e metas estabelecidas pelo Governo do Estado através da Secretaria de Serviços Públicos;
-
Coordenar e supervisionar o planejamento, a organização, a direção e o controle das atividades da Empresa e fazer cumprir o Estatuto, as deliberações do Conselho de Administração;
-
Estabelecer fluxo permanente de informações entre as diversas unidades administrativas, tendo em vista facilitar processos de decisão e coordenação das atividades da Empresa;
-
Firmar convênios, acordos, contratos e termos aditivos de interesse da Empresa, podendo delegar parte de suas atribuições;
-
Coordenar a realização de estudos globais, locais e setoriais, de interesse para a política de desenvolvimento da CEHOP, bem como, identificar, continuamente, as fontes externas de recursos disponíveis para financiamento das atividades da administração da Empresa;
-
Propor políticas, diretrizes, normas e critérios de organização, operação e administração de unidades, funções e sistemas da Empresa;
-
Autorizar e homologar a licitação de obras, bens e serviços;
-
Autorizar despesas, com observância do orçamento da Empresa;
-
Movimentar recursos da Empresa, assinando em conjunto com o Diretor Administrativo Financeiro, cheques, e quaisquer títulos de crédito, atos que importem em responsabilidade ou ônus para a Empresa e onerem terceiros para com ela, e negócios jurídicos de alienação onerosa de bens compreendidos no objeto social;R
-
Representar a Companhia, ativa e passivamente, em juízo ou fora dele, podendo delegar essa competência, em casos específicos, e, conjuntamente com outro Diretor, constituir procuradores;
-
Negociar permanentemente os interesses e compromissos da Empresa junto às instituições e a sociedade;
-
Autorizar atos relacionados à administração de pessoal;
-
Autorizar a aquisição de áreas disponíveis para programas de habitação;
-
Delegar competências a outros diretores ou empregados, obedecidas as normas gerais da organização.
Órgão:
GABINETE DA PRESIDÊNCIA |
Sigla:
GAP |
Atribuições Principais:
-
Assistir ao Diretor Presidente, preparar atos, informações e despachos administrativos;
-
Receber, encaminhar, responder e arquivar a correspondência da Presidência;
-
Organizar e supervisionar os serviços de apoio administrativo logístico inerentes ao Gabinete;
-
Apoiar administrativamente as reuniões do Conselho de Administração no âmbito da Companhia e elaborar atas;
-
Providenciar a convocação das reuniões que lhe forem determinadas, preparando editais, avisos, agendas e ordens do dia;
-
Administrar os fundos de suprimento para pequenas despesas e organizar as respectivas prestações de contas;
-
Receber pessoas e realizar triagem dos assuntos em função da agenda do Presidente;
-
Executar e controlar os trabalhos de protocolo da Presidência e arquivamento de documentos e correspondência em geral;
-
Organizar e manter atualizado o cadastro de autoridades e personalidades;
-
Redigir ofícios e demais expedientes da Presidência, inclusive as de natureza social;
-
Controlar a execução de ordens e o cumprimento de atos baixados;
-
Marcar as audiências internas e externas do Presidente;
-
Manter o Diretor Presidente informado sobre os trabalhos do gabinete;
-
Exercer outras atividades correlatas ou que lhe sejam atribuídas pelo Diretor Presidente.
Órgão:
ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO |
Sigla:
ASPLAN |
Atribuições Principais:
-
Desenvolver articulações com instituições públicas e privadas objetivando o desenvolvimento de parcerias relacionadas às unidades de negócio da Empresa;
-
Efetuar contratos e sondagens, desenvolver estudos e pesquisas para oferecer à Diretoria Executiva subsídios e informações sobre demandas e oportunidades de prestação de serviços na área habitacional;
-
Assessorar a Diretoria Executiva no desenvolvimento e aprofundamento das relações criando elos institucionais e mercado para a CEHOP;
-
Prestar apoio e suporte no desenvolvimento de contratos, negociações com agências e montagem de processos de financiamento;
-
Identificar demandas e oportunidades de negócios e mapear entidades provedoras de recursos no ramo de atuação da Empresa;
-
Pesquisar e apresentar novas oportunidades de negócios de interesse social;
-
Estabelecer um sistema de indicadores e medidas para análise e prognóstico das necessidades existentes e futuras;
-
Administrar o Sistema de Informações Gerenciais da Empresa para as ações de planejamento;
-
Participar ativamente da Política de Recursos Humanos da Empresa e da elaboração de planos e programas de desenvolvimento;
-
Desenvolver, em articulação com as demais áreas, projetos e atividades de desenvolvimento institucional, objetivando incrementar os padrões de eficiência, eficácia e efetividade;
-
Coordenar a elaboração da proposta orçamentária e do programa de investimentos da Empresa, em consonância com as orientações emanadas do Planejamento Estratégico do Governo do Estado;
-
Discutir e propor estratégias de ação, objetivando assegurar o cumprimento da missão institucional e a resolução de problemas organizacionais;
-
Coordenar a preparação dos documentos necessários ao encaminhamento de informações com vistas à aprovação dos termos e contratos em negociações com entidades financiadoras;
-
Executar outras atividades correlatas às especificadas.
Órgão:
ASSESSORIA DE INFORMÁTICA |
Sigla:
ASINF |
Atribuições Principais:
-
Elaborar e coordenar tecnicamente a implantação de sistemas de informática no âmbito da Empresa e propor a respectiva política de informática;
-
Desenvolver, em parceria com os usuários, soluções para os problemas gerenciais, administrativos e técnicos, utilizando ferramentas de informática;
-
Prestar atendimento aos usuários dos sistemas informatizados;
-
Providenciar a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de processamento de dados;
-
Organizar e manter arquivo de programas, manuais, disquetes e outros instrumentos de processamento de dados;
-
Gerenciar banco de dados;
-
Administrar a rede implantada na Empresa;
-
Providenciar a atualização e manutenção dos programas existentes;
-
Avaliar ferramentas para aumento de produtividade de desenvolvimento e manutenção de sistemas diversos;
-
Pesquisar, analisar e propor a adoção de programas (Software) e aquisição de equipamentos (hardware);
-
Promover o treinamento dos usuários dos sistemas desenvolvidos para operação dos equipamentos;
-
Opinar sobre a contratação de serviços de informática por terceiros, inclusive apoiando na preparação do processo de licitação;
-
Supervisionar a execução de serviços de informática executados direta ou indiretamente pela Empresa;
-
Elaborar os manuais de operacionalização e documentação de sistemas;
-
Desenvolver computação gráfica;
-
Prestar assessoramento na realização de eventos relacionados à empresa;
-
Executar outras atividades correlatas às especificadas.
Órgão:
ASSESSORIA TÉCNICA |
Sigla:
ASTEC |
Órgão:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO |
Sigla:
ASCOM |
Atribuições Principais:
-
Planejar, coordenar e executar toda a política e programas de comunicação empresarial;
-
Organizar e manter atualizada a documentação dos assuntos de interesse da Empresa, inclusive matéria da mídia escrita, falada e televisiva, material fotográfico, impressos e vídeo produzido sobre a empresa;
-
Editar o jornal da Empresa e assessorar campanhas e a realização de documentários por agências especializadas;
-
Promover contatos periódicos com jornalistas da imprensa local, visando esclarecer e divulgar as atividades da Empresa;
-
Produzir material fotográfico, audiovisuais, preses-releases sobre fatos relacionados à Empresa, para exposição interna e externa;
-
Pesquisar notícias e comentários referentes à Empresa ou de seu interesse, sintetizando e encaminhando às unidades interessadas;
-
Manter contato permanente com as Diretorias e demais unidades da Empresa em busca de informações para subsidiar a produção de matérias para divulgação interna e externa;
-
Acompanhar a Diretoria em visitas ou reuniões em outros órgãos para registro e elaboração de matérias específicas;
-
Manter arquivo de recortes e publicações de matérias de interesse da Empresa;
-
Planejar, coordenar e acompanhar toda a política de comunicação empresarial da Empresa;
-
Apoiar a participação da Empresa, em feiras, exposições, simpósios, congressos e outros certames relacionados as suas atividades;
-
Participar da elaboração da política de informação publicitária do Governo Estadual, quando solicitado pela Secretaria subordinante;
-
Exercer outras atividades correlatas ou que lhe sejam atribuídas pelo Diretor Presidente.
Órgão:
ASSESSORIA JURÍDICA |
Sigla:
ASJUR |
Atribuições Principais:
-
Elaborar, examinar, acompanhar e emitir pareceres em minutas de convênios, contratos, ajustes, acordos, termos aditivos, editais e demais atos administrativos de interesse, prestando apoio jurídico às unidades da Empresa;
-
Representar a CEHOP, nas ações judiciais em que for parte ativa ou passiva, objetivando preservar os interesses da Empresa;
-
Coordenar e executar todos os serviços pertinentes ao cumprimento de obrigações legais junto as instituições e/ou órgãos governamentais;
-
Elaborar e registrar atas, fazendo a transcrição e arquivamento nas entidades competentes, bem como a publicação, quando a lei o exigir;
-
Apoiar administrativamente as reuniões das Assembleias Gerais de Acionistas, Ordinárias e Extraordinárias,
-
Acompanhar os processos de registros dos contratos de interesse da Empresa, junto ao Tribunal de Contas como preposto da Comissão Permanente de Licitação;
-
Examinar, quando necessário, a documentação dos processos de comercialização de unidades habitacionais da Empresa, emitindo parecer circunstanciado, a fim de nortear as decisões da Diretoria;
-
Emitir parecer nas licitações, nos reajustes contratuais relativos às obrigações da Companhia de modo geral;
-
Participar com, pelo menos, um membro de Comissões de Sindicância, averiguações e inquéritos administrativos;
-
Organizar e manter o acervo de publicações doutrinárias, jurisprudências, legais e normativas, necessárias ao desempenho de suas atividades e/ou concernentes às atividades da Companhia;
-
Manter registro das procurações outorgadas por diretores da Empresa e ex-diretores outorgados a empregados;
-
Opinar sobre a liberação das cauções e retenções previstas nos contratos de obras e serviços firmados pela Empresa, em relação às obrigações trabalhistas, sociais e previdenciárias;
-
Representar a Empresa, com procuração “ad judicia”, em todas as ações oriundas de litígios de direito em que esteja envolvida na condição de ré, autora e inclusive dirimir conflitos trabalhistas;
-
Provocar, contestar e acompanhar os dissídios decorrentes dos contratos, convênios e demais instrumentos particulares, celebrados pela Empresa;
-
Participar com, pelo menos, um membro da comissão de licitação;
-
Acompanhar judicialmente as ações de cobrança dos imóveis financiados pela Companhia e desocupação de áreas;
-
Executar outras atividades correlatas às especificadas.
Órgão:
DIRETORIA DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS |
Sigla:
DIROPS |
Atribuições Principais:
-
Planejar, orientar, coordenar, controlar e supervisionar as atividades, estudos e projetos de engenharia e arquitetura de unidades habitacionais e comerciais, urbanismo e infraestrutura, equipamentos comunitários e obras públicas, visando efetivar a programação operacional da Companhia;
-
Promover os meios necessários para execução das licitações de obra, serviços técnicos e especificação e custos de materiais de construção de interesse da sociedade, através de Comissão de Licitação;
-
Planejar, orientar, coordenar, controlar e supervisionar as atividades de estudos, pesquisas e cadastramento da demanda habitacional na área de atuação da Companhia, gerando informações que possibilitem o planejamento e execução de programas de produção e comercialização de unidades habitacionais e comerciais, infraestrutura e equipamentos comunitários, em atendimento aos interesses e carência diagnosticadas na população de baixa renda, que permitam a elaboração das diretrizes e políticas que devem nortear a expansão da Companhia;
-
Coordenar, controlar e supervisionar as atividades de pesquisa e cadastramento, produzindo informações que possibilitem o planejamento para aquisição de áreas destinadas à implantação de conjuntos habitacionais, bem como a sua preservação;
-
Executar atividades concernentes a comercialização e administração dos créditos das unidades habitacionais e comerciais produzidas por esta Companhia;
-
Assinar com o Diretor Presidente ou com um procurador outorgado por este, termos de ocupação, contratos de promessa de compra e venda e de transferências, escrituras, instrumentos liberatórios de hipoteca e outros semelhantes, conforme alínea “j” do artigo 20 do Estatuto Social da Empresa;
-
Delegar, por ato próprio, as atribuições e poderes de sua área de responsabilidade aos seus subordinados em linha, objetivando atingir as metas estabelecidas para as áreas de Projeto e Habitação, em observância ao Estatuto Social, legislação em vigor e Regimento Interno;
-
Autorizar nos limites fixados pelo Conselho de Administração, compra de bens e serviços relativos a sua área de competência, conforme normas internas estabelecidas pela Diretoria Executiva, ouvida previamente a Diretoria Administrativa e Financeira, quanto a disponibilidade orçamentária e financeira.
Órgão:
COORDENADORIA DE ARRECADAÇÃO E COBRANÇA |
Sigla:
CAC |
Atribuições Principais:
-
Planejar, organizar, coordenar, supervisionar, e avaliar a execução das atividades de emissão do faturamento e controle da arrecadação de créditos referentes às operações imobiliárias ativas, taxas e encargos complementares, bem como da cobrança aos mutuários inadimplentes, através de sindicâncias e estudos de caso;
-
Gerir e controlar a posição de arrecadação e cobrança referentes aos imóveis comercializados e respectivo saldo devedor, bem como a posição de arrecadação e cobrança dos empréstimos (FICAM HIPOTECAS e outras linhas de financiamento);
-
Gerir e controlar as atividades de cobrança, tanto na capital como no interior, no que se refere a distribuição de carnês, elaboração de cálculos de prestação em atrasos e campanhas de incentivos das prestações devidas à CEHOP;
-
Assessorar a Diretoria Administrativa e Financeira, nos assuntos pertinentes a Arrecadação e Cobrança, fornecendo dados e relatórios elucidativos;
-
Coordenar as atividades de cobrança dos mutuários em atraso, através de sindicâncias e estudos de casos;
-
Fornecer os elementos necessários e elaborar a emissão de boletim trimestral a ser encaminhado à CEF;
-
Manter controle sobre quitação com FGTS de recursos próprios, abatimento de prestação com o FGTS, aquisição de imóveis financiados e não financiados com FGTS, providenciando junto a CEF a agilização dos documentos necessários;
-
Manter a Diretoria Financeira informada das operações de créditos ou débitos;
-
Manter o controle das baixas provindas dos Agentes Arrecadadores junto a Tesouraria da CEHOP;
-
Exercer o controle geral do F.C.V.S;
-
Elaborar o relatório contábil do fechamento mensal do balanço.
-
Exercer atribuições correlatas às especificadas;
Órgão:
COORDENADORIA DE PROCESSOS |
Sigla:
|
Órgão:
GERÊNCIA DE MANUTENÇÃO |
Sigla:
GERMAN |
Atribuições Principais:
Órgão:
DIVISÃO DE PLANEJAMENTO |
Sigla:
DIPLA |
Atribuições Principais:
Órgão:
DIVISÃO DE CADASTRAMENTO |
Sigla:
|
Órgão:
GERÊNCIA DE OPERAÇÕES IMOBILIÁRIAS |
Sigla:
GEROPI |
Atribuições Principais:
-
Planejar, organizar, coordenar, supervisionar e avaliar a execução das atividades relacionadas com os sistemas de comercialização e administração de créditos imobiliários;
-
Comercializar habitações produzidas pela CEHOP e administrar as respectivas relações contratuais ( transferência, permuta, renegociação, etc.);
-
Gerir a atividade de administração de créditos, implantando novos usuários no sistema, manutenção e atualização do cadastro imobiliário;
-
Controlar, cadastrar e arquivar os contratos do financiamento com os mutuários;
-
Administrar as atividades relacionadas com o seguro de empreendimentos e de mutuários da CEHOP.
-
Gerir as atividades de convocação e habilitação de candidatos aos Programas Habitacionais desenvolvidos pela CEHOP;
-
Instruir e promover processos relativos a alteração contratual e retomada de imóveis;
-
Quanto ao Arquivo Imobiliário:
-
Manter e administrar os arquivos de contratos e processos referentes as transações imobiliárias;
-
Prestar informações quanto ao registro e averbação de imóveis liberados definitivamente para os mutuários;
-
Informar sobre os processos relativos a transferência, permuta, quitação e execução por inadimplência.
-
-
Exercer outras atividades correlatas às especificadas.
Órgão:
DIVISÃO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO |
Sigla:
DIAP |
Atribuições Principais:
-
Planejar, organizar, coordenar, supervisionar, executar e avaliar as atividades relacionadas com o atendimento ao público;
-
Orientar os interessados quanto a documentação necessária na comercialização dos imóveis;
-
Prestar informações e esclarecimentos ao público em geral quanto aos programas habitacionais da CEHOP;
-
Acionar os diversos órgãos técnicos e administrativos da CEHOP na solução de questões e problemas trazidos pelos mutuários;
-
Administrar e manter um serviço de informações aos mutuários;
-
Executar outras atividades de atendimento ao público.
Órgão:
GERÊNCIA DE PROGRAMAÇÃO E CUSTOS |
Sigla:
GERPEC |
Atribuições Principais:
-
Definir insumos que compõem a relação básica de insumos para fins de pesquisa do preço no mercado;
-
Pesquisar preço dos insumos e cálculo do índice de atualização de preço do banco de dados do sistema, por grupo ou família;
-
Acompanhar, desenvolver, suporte e avaliação de desempenho do sistema de especificações e composições de custos internamente na Gerência de Projetos e externamente entre os usuários prestadores de serviço;
-
Desenvolver novas especificações e composições de custos;
-
Estabelecer diretrizes para versões de atualização do sistema ORSE ou para novas versões;
-
Divulgar, através da internet, Homepage da CEHOP (cehop.se.gov.br) e estabelecimento de modificações ou atualizações quando necessário;
-
Treinar pessoal na utilização do sistema;
-
Manter arquivo de catálogos e produtos técnicos;
-
Coordenar o serviço de avaliações;
-
Atualizar o sistema de custos para incorporação de novos produtos e serviços com respectivas composições e especificações ;
-
Desenvolver e acompanhar cálculos de encargos sociais e BDI;
-
Executar outras atribuições correlatas às especificadas.
Órgão:
GERÊNCIA DE PROJETOS |
Sigla:
GEPRO |
Atribuições Principais:
-
Manter atualizado o Sistema de Informações Gerenciais referente às atividades desenvolvidas no setor e dos projetos/serviços técnicos contratados;
-
Controlar os processos x responsável pela execução das tarefas;
-
Supervisionar o desenvolvimento das tarefas pelas DIAU e DIENG;
-
Efetuar a montagem de material técnico para elaboração de planos de trabalhos, visando a solicitação de financiamentos;
-
Prestar informações e esclarecimentos, quando da análise de planos de trabalhos/projetos pelos agentes financiadores, bem como acompanhar a análise e aprovação desses processos;
-
Articular-se com os órgãos responsáveis pela aprovação de projetos de arquitetura, de urbanismo e complementares de engenharia, no âmbito municipal, estadual e federal, visando a agilização da liberação dos mesmos;
-
Orientar e supervisionar a organização e manutenção do arquivo de contratos de projetos/serviços técnicos, para que o mesmo permaneça sempre atualizado;
-
Orientar e supervisionar a organização e manutenção do arquivo técnico de projetos, para que o mesmo permaneça sempre atualizado;
-
Providenciar a reprodução de documentos e de projetos para atender às solicitações;
-
Apoiar a Diretoria e a Assessoria de Planejamento no tocante às atividades referentes a programas de desenvolvimento, bem como, no planejamento da política habitacional do Estado;
-
Acompanhar a implementação e operacionalização dos programas especiais da empresa;
-
Interpretar e aplicar a legislação/normas específicas oriundas de órgãos afins, referentes aos programas especiais, bem como, articular-se com esses órgãos com a finalidade de fornecer dados para montagem e acompanhamento desses programas, objetivando a liberação de recursos;
-
Manter intercâmbio com a Gerência de Programas e Custos visando o aperfeiçoamento do Sistema ORSE, bem como, manter uma constante atualização tecnológica no que se refere a novos materiais, equipamentos e serviços;
-
Analisar estudos, planos, programas, projetos e obras da empresa, sob o ângulo de viabilidade, prioridade e aceitação dos mesmos;
-
Elaboração de Justificativas;
-
Realizar consulta/intercâmbio para atualização técnica;
-
Promover e coordenar a articulação com órgãos setoriais e segmentos da sociedade civil objetivando a formulação de instrumentos voltados ao desenvolvimento metropolitano, visando o aperfeiçoamento das atividades.
-
Promover a integração dos agentes envolvidos na execução das funções públicas de interesse comum, visando assegurar eficiência ao processo de desenvolvimento de projetos;
-
Atendimento interno e a clientes (contratados, prefeitos, deputados, estudantes, etc);
-
Assistir ao Diretor nas tarefas de programação e controle das atividades do setor;
-
Executar outras atribuições correlatas ou que lhes sejam atribuídas pela diretoria;
Órgão:
DIVISÃO DE ARQUITETURA E URBANISMO |
Sigla:
DIAU |
Atribuições Principais:
-
Acompanhamento e controle dos processos que entram na Divisão;
-
Desenvolver projetos arquitetônicos e urbanísticos, envolvendo a definição de especificações de materiais e as justificativas do programa adotado;
-
Vistoriar e selecionar terrenos para implantação de unidades de interesse da Empresa, elaborando relatórios conclusivos de viabilidade técnica;
-
Análise de propostas para contratação de projetos de arquitetura e de urbanismo;
-
Elaborar Instruções/Termos de Referência para contratação de projetos de arquitetura, urbanismo e topografia;
-
Acompanhamento e Análise dos projetos de arquitetura, de urbanismo e os serviços de topografia quando executados por terceiros;
-
Liberação de faturas de contratos de projetos/serviços técnicos;
-
Elaborar o plano de utilização de terrenos com a justificativa do partido urbanístico adotado;
-
Pesquisar e prover a incorporação de novos padrões tecnológicos adaptando-os aos projetos habitacionais e de obras públicas, objetivando ganhos de qualidade, custo e adequação ao uso;
-
Articular-se com os órgãos responsáveis pela aprovação de projetos de arquitetura e de urbanismo, no âmbito Municipal, Estadual e Federal visando à liberação dos mesmos pelas instâncias competentes;
-
Coordenar as atividades de registro, catalogação, referência, conservação e controle de utilização do acervo técnico e cartográfico da Empresa;
-
Manter intercâmbio com entidades de estudos e pesquisas na área de construção civil, para troca de experiências e informações, visando o aperfeiçoamento de projetos no que tange aos aspectos socioeconômicos e financeiros;
-
Organizar a sistemática de arquivamento dos originais em vegetal em mapotecas específicas;
-
Providenciar a reprodução dos projetos arquivados para atender às solicitações;
-
providenciar a reprodução dos projetos arquivados para atender às solicitações;
-
Elaborar Fichas Técnicas de projetos de arquitetura e urbanismo de memoriais descritivos;
-
Elaborar memoriais descritivos de áreas e de projetos;
-
Elaborar confrontações de terrenos;
-
Executar outras atividades correlatas ou que lhes sejam atribuídas pelo gerente da área;
Órgão:
DIVISÃO DE ENGENHARIA |
Sigla:
DIENG |
Atribuições Principais:
-
Acompanhar e controlar os processos que entram na Divisão;
-
Visitar terrenos e/ou edificações para fins de construção, reforma, ampliação;
-
Vistoriar edificações para emissão de pareceres técnicos;
-
Elaborar de orçamentos e especificações;
-
Emitir pedido de termo de convênio com respectivo plano de aplicação para contratação de projetos, serviços técnicos e obras;
-
Elaborar espelhos de Licitação;
-
Arrumar/elaborar material técnico para licitação;
-
Elaborar Dispensa de Licitação;
-
Disponibilizar material técnico de Licitações e Dispensas de Licitação para o SISAP;
-
Acompanhar contratos de projetos ou serviços de engenharia consultiva (acompanhamento, análise de projetos, especificação, orçamento, relatórios, etc.);
-
Liberar faturas de contratos de projetos/serviços técnicos;
-
Analisar propostas para contratação de projetos e/ou serviços de engenharia consultiva;
-
Elaborar Instruções/Termos de Referência para contratação de projetos e/ou serviços técnicos;
-
Analisar propostas de preços de Licitações com Parecer para o SISAP;
-
Cadastrar e atualizar orçamentos no Sistema ORSE;
-
Elaborar fichas técnicas de obras e projetos;
-
Elaborar relatórios com fotografias digitais;
-
Emitir ordem de serviço, ordem de paralisação, etc… para contratos de projetos e/ou serviços de engenharia consultiva;
-
Elaborar projetos executivos de engenharia de empreendimentos habitacionais populares e de obras públicas a cargo da Empresa, quando não contratado com terceiros;
-
Acompanhar e analisar projetos executivos de engenharia quando elaborado por terceiros, atestando, quando for o caso, a execução das suas tarefas;
-
Acompanhar por solicitação da Diretoria Técnica a execução de serviços, visando o controle das alterações e correções de possíveis desvios de projetos;
-
Vistoriar e controlar invasores nas áreas remanescentes de conjuntos da Empresa;
-
Executar outras atividades correlatas ou que sejam lhes atribuídas pelo gerente da área.
Órgão:
DIRETORIA TÉCNICA |
Sigla:
DIRTEC |
Atribuições Principais:
-
Executar por administração direta ou indireta, obras civis de terraplanagem, infraestrutura, urbanização, construção, equipamentos sociais e empreendimentos habitacionais;
-
Fiscalizar a execução de obras civis e de infraestrutura a cargo da Empresa, quando contratadas com terceiros, atestando, quando for o caso, a execução de suas diversas etapas;
-
Prestar serviços de fiscalização e execução de obras mediante convênio para outros órgãos e entidades da administração pública Federal, Estadual ou Municipal, quando solicitado;
-
Registrar, sistematicamente , o desempenho de empreiteiras e prestadores de serviços emitindo, quando cabível, a declaração de sua idoneidade;
-
Solicitar aos responsáveis pela execução das obras, no caso das obras por administração indireta, as providências cabíveis decorrentes das inspeções, verificações e medições realizadas;
-
Efetuar medições e emitir pareceres, atestados e laudos de acompanhamento técnico sobre a execução de obras, informando aos setores responsáveis, quando for o caso, a ocorrência de sinistros, incidentes ou irregularidade;
-
Prestar apoio às licitações para contratação de obras, efetuando análises e conferência das planilhas e cronogramas físico-financeiro;
-
Supervisionar o andamento das obras, a medição e cronogramas de pagamentos para autorização e liberação de faturas;
-
Atestar a conclusão de obras e serviços administrados direta ou indiretamente pela Empresa;
-
Executar outras atribuições correlatas às especificadas.
Órgão:
COORDENADORIA DE PROCESSOS |
Sigla:
|
Órgão:
GERÊNCIA DE INFRAESTRUTURA |
Sigla:
GERINF |
Atribuições Principais:
-
Executar obras de urbanização, infraestrutura e outros serviços de engenharia , de acordo com os projetos e respectivos cronogramas físico-financeiros aprovados e definidos pelo Diretor Técnico;
-
Fiscalizar a execução de obras de urbanização e infraestrutura e outros serviços de engenharia, prestados por terceiros e definidos pelo Diretor Técnico;
-
Executar os serviços de medição física das obras realizadas, diligenciando para que o cronograma físico-financeiro seja rigorosamente cumprido;
-
Executar ou acompanhar o controle tecnológico e de resistência de materiais, feito por terceiros, prestadores de serviços ou por órgãos oficiais;
-
Solicitar à Diretoria de Operações e Serviços, a adequação de projetos, dos respectivos memoriais descritivos ou orçamento para serviços aditados quando se verificar a existência de problemas para implantação da obra;
-
Elaborar ou coordenar a elaboração de pareceres técnicos;
-
Elaborar relatórios gerenciais, estatísticos e específicos, dentro dos prazos e periodicidade recomendada;
-
Controlar a qualidade dos materiais e serviços empregados nas obras de urbanização, infraestrutura e outros serviços de engenharia;
-
Emitir ordens de início de obras juntamente com o Diretor da Área;
-
Executar os serviços de medição financeira das obras realizadas, diligenciando para que o cronograma físico-financeiro seja rigorosamente cumprido;
-
Coordenar as providências necessárias para a aprovação de obras realizadas para liberação das respectivas parcelas de financiamento e de faturas previstas no cronograma físico-financeiro;
-
Elaborar relatórios gerenciais, estatísticos e específicos, dentro dos prazos e periodicidade recomendada.
-
Exercer outras atribuições correlatas às especificadas.
Órgão:
GERÊNCIA DE OBRAS CIVIS |
Sigla:
GEROC |
Atribuições Principais:
-
Executar obras de edificação e outros serviços de engenharia, de acordo com os projetos e respectivos cronogramas físico-financeiros aprovados e definidos pelo Diretor Técnico;
-
Fiscalizar a execução de obras de edificações e outros serviços de engenharia, prestados por terceiros e definidos pelo Diretor Técnico;
-
Executar os serviços de medição física das obras realizadas, diligenciando para que o cronograma físico-financeiro seja rigorosamente cumprido;
-
Executar ou acompanhar o controle tecnológico e de resistência de materiais, feito por terceiros, prestadores de serviços ou por órgãos oficiais;
-
Solicitar à Diretoria de Operações e Serviços, a adequação de projetos, dos respectivos memoriais descritivos ou orçamentos para serviços aditados, quando se verificar a existência de problemas para implantação da obra;
-
Elaborar ou coordenar a elaboração de pareceres técnicos;
-
Elaborar relatórios gerenciais, estatísticos e específicos, dentro dos prazos e periodicidade recomendada;
-
Controlar a qualidade dos materiais e serviços empregados nas obras de edificação e outros serviços de engenharia;
-
Emitir ordens de início de obras para aprovação superior, quando da contratação dos serviços de terceiros estiver concluída e regular;
-
Executar os serviços de medição financeira das obras realizadas, diligenciando para que o cronograma físico-financeiro seja rigorosamente cumprido;
-
Coordenar as providências necessárias para a aprovação de obras realizadas para liberação das respectivas parcelas de financiamento e de faturas, previstas no cronograma físico-financeiro.
-
Elaborar relatórios gerenciais, estatísticos e específicos, dentro dos prazos e periodicidade recomendada.
-
Exercer outras atribuições correlatas às especificadas.
Órgão:
DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA |
Sigla:
DIRAF |
Atribuições Principais:
-
Coordenar todas as funções inerentes à área administrativa e financeira da Empresa;
-
Programar e gerir as disponibilidades financeiras e gerir o sistema de apropriação contábil, zelando para que as contas e os seus saldos representem transparência e veracidade econômico-financeira nos seus demonstrativos;
-
Administrar os Recursos Humanos da Empresa, visando o desenvolvimento e adequação permanente aos objetivos institucionais da Empresa;
-
Assegurar o apoio e suporte administrativo necessário ao funcionamento de todas as unidades da Empresa;
-
Gerenciar o patrimônio físico, os serviços de transportes, os serviços de comunicação e atendimento ao público da Empresa;
-
Coordenar e zelar pela execução das atividades de aquisição, estocagem, distribuição e controle de materiais;
-
Responsabilizar-se pelo cumprimento das normas relativas ao controle do patrimônio mobiliário;
-
Promover a elaboração e implantação de planos, programas e projetos para otimização das atividades da Diretoria;
-
Supervisionar as atividades de manutenção da sede da Empresa e administrar , direta ou indiretamente através de terceiros, os serviços de limpeza e vigilância das instalações e dependências da Empresa;
-
Firmar em conjunto com o Diretor Presidente os documentos que criem responsabilidade para a Empresa e os que exonerem terceiros para com ela;
-
Subsidiar a Comissão Permanente de Licitação nos processos licitatórios para aquisição de bens e serviços;
-
Administrar os serviços de protocolo e o Arquivo Geral da Empresa;
-
Promover ações visando a segurança e higiene do trabalho dos Recursos Humanos da Empresa;
-
Administrar o serviço social e benefícios para os empregados ;
-
Exercer o controle permanente do plano de cargos e carreiras da Empresa.
Órgão:
COORDENADORIA DE PROCESSOS |
Sigla:
|
Órgão:
GERÊNCIA DE CONTABILIDADE E FINANÇAS |
Sigla:
GERCOF |
Atribuições Principais:
-
Controlar e executar as atividades relativas a administração de recursos, contas a pagar, contas a receber, contratos, convênios, adiantamentos e pagamentos;
-
Controlar o fluxo de recursos de qualquer origem, destinado à Companhia;
-
Registrar e manter controle sobre as rubricas orçamentárias, por centro de custo;
-
Controlar e habilitar os adiantamentos a empregados para despesas de viagens e Fundo Rotativo;
-
Coordenar e supervisionar as atividades de programação e controle financeiro interno, bem como gerenciar os cronogramas financeiros de desembolsos;
-
Executar toda a movimentação financeira, aplicação de saldos disponíveis, controle de extratos e guarda de valores;
-
Elaborar previsões financeiras e orçamentárias, com a necessária indicação do quadro de fontes e recursos;
-
Assessorar a Diretoria Executiva na análise e soluções de assuntos relacionados a sua área de atuação;
-
Realizar todos os registros contábeis da Empresa, de acordo com o plano de contas;
-
Organizar os elementos necessários à prestação de contas;
-
Manter a Diretoria Administrativa e Financeira sempre informada, através de relatórios e quadros específicos das atividades da Gerência;
-
Observar e controlar os prazos de prestação de contas e a constituição do processo em cumprimento às Instruções Normativas inerentes a origem dos recursos (Federal, Estadual e Municipal);
-
Cumprir as determinações e normas internas quando o processo de pagamento for originário da utilização de recursos próprios;
-
Executar outras atribuições correlatas às especificadas.
Órgão:
DIVISÃO FINANCEIRA |
Sigla:
DIFI |
Atribuições Principais:
-
Receber os documentos comprobatórios das despesas;
-
manter atualizado o controle orçamentário e financeiro da Empresa;
-
Acompanhar e controlar mediante registros analíticos a execução financeira dos convênios e contratos celebrados com entidades públicas e privadas;
-
Elaborar os relatórios financeiros exigidos pelos órgãos financiadores e preparar prestações de contas dos recursos recebidos;
-
Manter mediante registros analíticos, controle dos compromissos assumidos com fornecedores de serviços a serem pagos com recursos próprios;
-
Fornecer dados para elaboração de programações financeiras;
-
Elaborar pedidos de adiantamento e de desembolso junto aos órgãos financiadores, consoante prazos, cronogramas e procedimentos estabelecidos;
-
Controlar os prazos de prestação de contas de contratos referentes a convênios, financiamentos e pagamentos;
-
Acompanhar o ordenamento e a constituição do processo financeiro;
-
Executar outras atribuições correlatas às especificadas.
Órgão:
DIVISÃO DE CONTABILIDADE |
Sigla:
DICON |
Atribuições Principais:
-
Coordenar, orientar, executar e controlar as atividades de contabilidade da Empresa;
-
Elaborar e analisar balancetes, balanços e outros demonstrativos contábeis;
-
Cumprir e fazer cumprir o Plano de Contas da Empresa;
-
Acompanhar as atividades de auditorias externas, Tribunal de Contas e responsabilizar-se pelas respostas e eventuais diligências;
-
Gerenciar a conciliação dos saldos bancários;
-
Responsabilizar-se pelas declarações anuais e periódicas que envolvam o fisco;
-
Manter registros contábeis de convênios, contratos e outros documentos que envolvam responsabilidade financeira da Empresa, bem como acompanhar sua execução;
-
Organizar e manter registro prévio dos comprometimentos de dispêndio, segundo as dotações orçamentarias estabelecidas e informar a insuficiência de recursos orçamentários para atender o comprometimento do dispêndio;
-
Coordenar e executar as atividades de classificação e registro dos atos e fatos da Companhia;
-
Selecionar, classificar, numerar e registrar, através do sistema de computação, todos os lançamentos contábeis;
-
Conferir com a Diretoria de Operações e Serviços, a receita imobiliária a qualquer título;
-
Manter relatório das posições das contas da Companhia;
-
Apurar custos, receitas e margem de contribuição da Companhia;
-
organizar e manter arquivo de documentação contábil, obedecendo a um sistema de classificação, que facilite a utilização imediata para informações ou verificações de Auditorias;
-
Analisar e emitir parecer sobre os relatórios contábeis;
-
Elaborar os demonstrativos contábeis, recomendados pelos órgãos financiadores e de interesse da Companhia;
-
Executar outras atividades correlatas às especificadas.
Órgão:
DIVISÃO DE TESOURARIA |
Sigla:
DITE |
Atribuições Principais:
-
Preparar, executar e controlar os processos de pagamento, emissão de cheque, borderô e ordens de pagamentos;
-
Controlar toda a movimentação financeira, saldos disponíveis, extratos;
-
Providenciar a abertura de contas bancárias, mediante autorização do Diretor Administrativo e Financeiro e controlar o saldo mediante registros analíticos;
-
Manter atualizado a documentação de firmas e fornecedores, para agilizar os procedimentos de pagamento;
-
Efetuar todos os pagamentos internos e externos da Empresa, observando os prazos estabelecidos nas programações financeiras e nos demais documentos;
-
Atualizar diariamente o sistema de contas a pagar e contas a receber informando a movimentação de fundos e posição de disponibilidades;
-
Executar outras atribuições correlatas às especificadas.
Órgão:
DIVISÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS |
Sigla:
DIPREC |
Atribuições Principais:
-
Agrupar os elementos necessários a constituição do processo final de prestação de contas a ser encaminhado aos órgãos competentes;
-
Elaborar os relatórios exigidos pelos órgãos financiadores e preparar prestações de contas dos recursos recebidos;
-
Controlar os prazos de prestação de contas de contratos referentes a convênios, financiamentos e pagamentos;
-
Manter o Departamento Econômico Financeiro e a Auditoria Interna sempre informados da conclusão de todas as prestações de contas e suas respectivas datas de encaminhamento para os órgãos competentes;
-
Exercer outras atribuições correlatas às especificadas.
Órgão:
GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS |
Sigla:
GERHU |
Atribuições Principais:
-
Promover o planejamento e a execução de programas de desenvolvimento e capacitação de pessoal, planejando e executando a política de Recursos Humanos da Empresa;
-
Coordenar e supervisionar as atividades na área de Pessoal, assegurando o cumprimento de todos os preceitos legais de natureza administrativa e trabalhista;
-
Desenvolver atividades relativas a manutenção do cadastro de pessoal, elaboração de folha de pagamento, encargos sociais e consignações;
-
Administrar o plano de cargos e salários;
-
Manter-se atualizado quanto às normas da legislação de pessoal, promovendo a sua aplicação;
-
Responsabilizar-se pelo processo de recrutamento e seleção de pessoal;
-
Orientar e acompanhar os expedientes de admissão e demissão de empregados;
-
Promover a formação de cultura organizacional baseada nos valores da proatividade, cooperação, qualidade no trabalho;
-
Administrar os benefícios autorizados e acompanhar a sua concessão;
-
Apoiar os empregados quanto a adaptação em situações de mudanças na vida pessoal e profissional, que afetem seu desempenho tais como, doença, falecimento de familiares, aposentadoria, remanejamento, etc;
-
Coordenar o processo de contratação de estagiários, mão de obra temporária, prestadores de serviço e instrutores de treinamento para atender necessidades da Empresa;
-
Representar a Empresa na qualidade de preposto junto ao Ministério de Trabalho e nas reclamações trabalhistas;
-
Cumprir rotinas de informações ao Tribunal de Contas à respeito dos Recursos Humanos da Empresa;
-
Coordenar e orientar a elaboração de cálculos referentes aos encargos sociais, bem como providenciar o seu recolhimento dentro dos prazos legais e regulamentares;
-
Planejar e coordenar as atividades das unidades subordinadas;
-
Subsidiar os demais órgãos da Empresa nos assuntos concernentes a Recursos Humanos;
-
Executar outras atribuições correlatas às especificadas.
Órgão:
DIVISÃO DE REGISTRO E PAGAMENTO |
Sigla:
DIRP |
Atribuições Principais:
-
Assegurar o cumprimento das normas legais e administrativas aplicáveis a frequência e remuneração dos empregados;
-
Executar os controles operacionais da folha de pagamento;
-
Administrar a movimentação e integração dos empregados possibilitando a adequação do quadro funcional;
-
Executar e acompanhar a política de Recursos Humanos referentes a cargos e salários, admissão, contratação, promoção, punição e dispensa;
-
Manter atualizado o sistema de informações cadastrais de pessoal;
-
Cumprir os compromissos da Empresa referente a encargos sociais incidentes sobre a folha de pagamento;
-
Subsidiar decisão sobre assuntos salariais e práticas correlatas;
-
Anotar e controlar períodos de férias, licenças e demais afastamentos dos servidores;
-
Manter atualizada a legislação e normas de administração de pessoal para atendimento dos exames de processos trabalhistas;
-
Exercer controle do plano de cargos e carreiras da Companhia;
-
Manter atualizado informações sobre lotação, cargos e funções gratificadas;
-
Fornecer certidões, declarações e atestado relativo a pessoal para fins atualizados;
-
Instruir os expedientes relacionados com direitos e vantagens, deveres, concessão e revisão de aposentadorias, proventos e inquéritos administrativos;
-
Coletar e arquivar legislação e jurisprudência pertinentes a pessoal;
-
fornecer dados de pessoal para elaboração da proposta orçamentaria;
-
Emitir carteira de Identidade Funcional.
-
Executar outras atribuições correlatas às especificadas.
Órgão:
DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE PESSOAL |
Sigla:
DIDAP |
Atribuições Principais :
-
Quanto à Assistência Social:
-
Coordenar e controlar os benefícios concedidos pela Companhia;
-
Realizar exames pré-admissionais periódicos e especiais dos empregados;
-
Analisar problemas e causas do absenteísmo do empregado, propondo medidas preventivas;
-
Assistir aos funcionários e seus dependentes, bem como promover o acompanhamento social quando necessário;
-
Realizar pesquisa nas áreas de saúde, educação, cultura e lazer, visando aprimorar os serviços prestados aos empregados da Companhia;
-
Acompanhar junto as escolas, os benefícios, auxílio creche, salário educação e bolsa de estudo, visando a utilização correta pelos beneficiários;
-
Implementar programas e projetos de caráter social em parceria com os gerentes das diversas áreas da Empresa;
-
Organizar e manter sistema de registro e informações que permitam subsidiar as decisões dos gestores;
-
Prestar informações atualizadas aos gerentes e funcionários para atender as demandas de resolução imediata;
-
Estimular a participação do corpo funcional da Empresa nos projetos do Serviço Social;
-
Formar parceiros externos para assegurar a implementação de programas de interesse da Empresa;
-
-
Quanto à Medicina e Segurança do Trabalho:
-
Inspecionar e avaliar as condições de segurança do trabalho em todas as unidades da Empresa propondo medidas aconselháveis para prevenção de acidentes do trabalho;
-
Orientar quanto a observância de normas de segurança;
-
Determinar medida de caráter imediato quando constatado risco eminente;
-
Indicar os equipamentos de segurança, inclusive os de proteção individual além de especificar e supervisionar a aquisição, manutenção e aplicação dos mesmos;
-
Estabelecer medidas para o pronto atendimento de acidentados e promover treinamento de primeiros socorros dentro da Empresa;
-
Fazer levantamento de doenças profissionais.
-
-
Exercer outras atribuições correlatas.
Órgão:
GERÊNCIA ADMINISTRATIVA |
Sigla:
GERAD |
Atribuições Principais:
-
Programar, coordenar e controlar as atividades referentes à administração de material, patrimônio, transporte, vigilância, protocolo, arquivo, conservação, telefonia, limpeza e zeladoria;
-
Estabelecer programação de compras e serviços e coordenar a solicitação de processo licitatório referente aos assuntos da área;
-
Orientar e estabelecer critérios para fixação e manutenção dos níveis de estoque de materiais e de equipamentos, objetivando sistematizar o processo de suprimento de material da companhia, bem como calendário para requisição e distribuição;
-
Utilizar recursos estabelecidos pela companhia visando a aquisição de pequenas compras e de acordo com a legislação em vigor;
-
Coordenar as atividades de recebimento, registro e expedição de documentos objetivando a tramitação correta dos documentos nas diversas áreas;
-
Administrar e controlar os serviços de recepção, portaria, copa e limpeza no âmbito da empresa;
-
Coordenar o cadastramento físico-financeiro dos bens móveis e utensílios da empresa, visando o controle de sua movimentação interna, bem como o tombamento e alienação desses bens;
-
Apoiar e controlar a utilização do auditório oferecendo o suporte necessário para a realização de eventos;
-
Acompanhar e criar as condições para manter o Arquivo Geral organizado;
-
Manter organizados os controles de despesas com materiais e serviços inerentes ao departamento, visando a apropriação de custos e respaldar a elaboração do Orçamento Empresarial;
-
Manter a diretoria sempre informada, através de relatórios e demonstrativos específicos sobre as atividades do departamento;
-
Assessorar a Diretoria Executiva na análise e soluções de assuntos relacionados a sua área de atuação.
Órgão:
DIVISÃO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO |
Sigla:
DIMP |
Atribuições Principais:
-
Organizar e manter atualizado o cadastro e promover a incorporação de bens patrimoniais;
-
Controlar e fiscalizar o cumprimento das normas sobre guarda e a conservação dos bens patrimoniais e propor apuração de responsabilidade na ocorrência de qualquer irregularidade;
-
Manter atualizada a relação dos responsáveis por bens patrimoniais, expedindo termos de responsabilidade;
-
Inventariar os bens patrimoniais e de consumo;
-
Promover o seguro de bens patrimoniais;
-
Controlar os pedidos de material permanente;
-
Promover programas de recuperação e redistribuição de material permanente;
-
organizar e manter atualizado o registro cadastral de fornecedores;
-
fornecer às diversas unidades os elementos necessários para a especificação de materiais e serviços e elaboração de editais;
-
Elaborar demonstrativo dos materiais adquiridos e dos serviços contratados;
-
Organizar e manter atualizado o registro de materiais em estoque, observando a categoria e o grupo;
-
Fornecer o material regularmente requisitado;
-
Zelar para que os materiais existentes em estoque estejam armazenados de forma adequada e em local apropriado e seguro;
-
Atestar o recebimento de materiais em nota fiscal, fatura ou documento equivalente;
-
Controlar o prazo de entrega dos materiais à vista da ordem de fornecimento ou documentos equivalentes;
-
Administrar e controlar os contratos referentes à manutenção de máquinas e equipamentos;
-
Executar outras atividades correlatas.
Órgão:
DIVISÃO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO |
Sigla:
DISA |
Atribuições Principais:
-
Quanto aos serviços de Transporte:
-
Coordenar e controlar a execução das atividades de transporte;
-
Manter registros da movimentação e utilização das viaturas, utilizando planilhas apropriadas de controle de roteiros e usuários;
-
Supervisionar o controle do consumo mensal de combustível e lubrificantes das viaturas, encaminhando os respectivos comprovantes à Gerência da área;
-
Manter e controlar o cadastro de motoristas verificando periodicamente a revalidação das carteiras de habilitação;
-
Vistoriar periodicamente as viaturas, emitindo parecer com vistas à melhor utilização, manutenção, conservação e recuperação das mesmas;
-
Acompanhar a evolução tecnológica e realizar as adaptações em equipamentos e veículos, afim de obter os padrões de segurança e desempenho;
-
Efetuar e analisar escalas de serviços de transporte;
-
Administrar mediante escalas de serviços regulares de transportes realizados por terceiros mediante contrato;
-
Manter cadastro de oficinas e solicitar orçamento de serviços quando se fizer necessário.
-
-
Quanto aos serviços de Vigilância:
-
Manter permanente serviço de vigilância nos locais de acesso da Companhia, bem como, nos portões de entrada e saída de veículos;
-
Distribuir e fiscalizar as instruções que regulem o uso do estacionamento interno, entrada e saída de veículo, saída de materiais/equipamentos;
-
Elaborar e/ou analisar escalas de serviços dos vigilantes, mantendo controle das horas extras, adicionais noturnos, férias ou licenças, compatibilizando-a com o efetivo de pessoal existente.
-
-
Exercer outras atribuições correlatas às especificadas.
Órgão:
DIVISÃO DE SERVIÇOS GERAIS |
Sigla:
DISEG |
Atribuições Principais:
-
Quanto aos serviços da Recepção e Telefonia:
-
Prestar atendimento ao público em geral, esclarecendo sobre as atividades da Empresa, encaminhando-o às unidades competentes, orientando quanto a sua movimentação no âmbito interno da Empresa;
-
Manter atualizado e em local apropriado a relação com as siglas das unidades e identificação das salas, inclusive o horário ao público;
-
Controlar a operação dos serviços de telefonia.
-
-
Quanto aos serviços de Apoio, Reprografia, Manutenção, Limpeza e Conservação:
-
Realizar os serviços de manutenção, conservação e limpeza das dependências da Empresa;
-
Promover o reparo de aparelhos, máquinas, móveis, condicionadores de ar, outros bens móveis, instalações hidráulicas e elétricas, pintura ou a sua adjudicação a terceiros;
-
Efetuar a manutenção e conservação de jardins a pátios internos da Empresa;
-
Recomendar medidas que visem melhorar, quer o funcionamento, quer o aspecto interno e externo dos imóveis;
-
Controlar a execução das atividades de copa;
-
Administrar e controlar os contratos referentes à prestação de serviços de terceiros;
-
Prover as unidades administradoras de condições ideais de higiene;
-
Coordenar e executar os serviços de reprografia;
-
Manter levantamentos estatísticos do volume de cópias;
-
Efetuar levantamentos de necessidades de material para atender os serviços de reprografia.
-
-
Exercer outras atribuições correlatas às especificadas.
Órgão:
DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO E ARQUIVO |
Sigla:
DIDA |
Atribuições Principais:
-
Quanto aos serviços de Arquivo e Documentação:
-
Relacionar, classificar e ordenar documentos a serem arquivados;
-
Controlar o arquivamento e desarquivamento de processos e documentos quando requisitados pelas unidades;
-
Promover a conservação, higienização, desinfecção e restauração dos documentos e processos;
-
Elaborar tabelas de temporalidade dos documentos;
-
Executar ou fiscalizar o descarte de documentos para processamento eletrônico de imagens e fiscalizar sua posterior destruição;
-
Conservar relações dos documentos arquivados;
-
Dar vista, em recinto próprio, sob fiscalização, de papéis e processos e documentos arquivados, mediante autorização do responsável;
-
Manter o controle sobre empréstimo e a devolução de documentos e processos;
-
Executar outras tarefas correlatas.
-
-
Quanto aos serviços de Protocolo:
-
Receber, registrar, classificar, protocolar, distribuir e expedir, fazendo tramitar, processo e documentos no âmbito interno e externo;
-
Prestar informações às unidades e partes interessadas sobre o andamento dos documentos protocolados e processos registrados;
-
Receber e encaminhar aos setores competentes, revistas e publicações técnicas e em geral de interesse da Empresa;
-
Responsabilizar-se pelo bom funcionamento do Sistema de Protocolo, orientando os usuários e adotando as providências cabíveis para que não ocorram problemas na tramitação dos documentos.
-
-
Exercer outras atribuições correlatas às especificadas.
Página publicada em 23/08/2018 às 11h38mi. Página atualizada em em 07/01/2022 às 07h56mi.